
A finalidade deste texto é ajudar aquelas pessoas que se sentem desamparadas para realizar uma atividade física, obviamente que a presença de um profissional de Ed. Física é fundamental para que você possa obter os melhores resultados com o treinamento. Porém como nem sempre isto é possível devido as questões financeiras espero poder contribuir através do conhecimento adquirido nestes anos de academia.
A maioria das pessoas sabe que precisa fazer exercício cardiovascular (CV) além do treinamento de resistência muscular. De fato, a compreesão de que "exercitar-se" significa algo mais que exercício CV é um desenvolvimento relativamente recente. O que é exercício cardiovascular?
O exercício cardiovascular melhora a capacidade pulmonar para absorver oxigênio e o coração e vasos para transportar sangue para todos os tecidos. O exercício cardiovascular alcança estas melhoras trabalhando os grandes grupos musculares de forma contínua, rítmica, por período prolongado de tempo. Os exemplos, incluem, mas certamente não são limitados, caminhada, corrida, patinação, ciclismo, step, remo, cross-country, etc.
1 - Planejando para o Progresso - INICIANTES
O American College of Sports Medicine (ACSM) identificou três fases de progressão em programas de condicionamento cardiovascular:
1. Condicionamento inicial;
2. Melhora do condicionamento;
3. Manutenção.
Na fase inicial de condicionamento, que normalmente dura de quatro a seis semanas, deve-se executar exercícios aeróbios de baixa intensidade a cada dois dias, durante 10 a 15 minutos. É importante durante esta fase errar para o lado mais baixo da intensidade, para permitir que o corpo se adapte gradativamente aos exercícios, de forma a prepará-lo para a fase avançada. Durante a fase avançada (12 semanas), você pode começar a modificar a intensidade e duração das sessões cardiovasculares. Dependendo de o quanto você se adapte a maiores intensidades, você poderá aumentar a duração de exercícios CV por até vários minutos a cada duas ou três semanas.
Se conseguir aumentar o tempo sem dificuldades, aumente gradativamente a intensidade, de forma que ao término desta fase alcance um nível desejado de intensidade (normalmente de 60 a 80% da frequência cardíaca máxima) e possa manter este ritmo por um mínimo de 20 minutos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário