terça-feira, 31 de março de 2009

Recuperação Ativa


Com o tempo tenho percebido que muitos alunos têm muita pressa em sair da sala de aula devido a inúmeros fatores como: a outra aula que está começando, a série de musculação que está grande e não vai dar tempo, correr para o cursinho, para o trabalho, etc. Contudo quando se está fazendo uma atividade muito intensa como uma aula de spinning o simples ato de interromper o movimento poder causar danos para a saúde que muitas vezes negligenciamos.
O débito de oxigênio ou, mais precisamente, o consumo de oxigênio da recuperação reflete tanto o metabolismo anaeróbico do exercício quanto as conseqüências dos ajustes respiratórios, circulatórios, hormonais, tônicos e térmicos que ocorrem na recuperação. (McArdke/Katch/Katch 1992,88)
A recuperação ativa propicia uma rápida eliminação dos hormônios do desempenho – adrenalina, noradrenalina e outros – sendo que sua degradação ocorre de forma principalmente oxidativa, especialmente no fígado (Weineck 1991, 452/453). A eliminação mais rápida e intensa destes hormônios (catecolaminas) acarretará consequentemente numa diminuição também mais veloz dos valores da freqüência cardíaca, da pressão arterial, do fluxo sangüíneo e da freqüência respiratória, cardiovascular-respiratório de menor intensidade.
A recuperação ativa proporciona a continuação do trabalho de bomba muscular através da atividade dos músculos – no caso do spinning o sangue está muito concentrado nas pernas e o movimento de pedalar auxilia o retorno venoso do sangue auxiliando desta forma o coração. Quando os músculos se contraem, suas veias são comprimidas e o sangue presente em seu interior é forçado em direção do coração. Quando os músculos se relaxam, o sangue volta a encher suas veias e, com a próxima contração, mais sangue é forçado para o coração (Fox/Bowers/Foss 1991,182).
Se fizermos uma aula de spinning intensa e pararmos de pedalar de imediato, os músculos que realizam este trabalho de contração e relaxamento cessam sua atividade instantaneamente e o sangue permanece temporariamente acumulado no leito vascular dilatado, principalmente nas extremidades. Esse decréscimo do retorno venoso para o coração, acumulando sangue principalmente na metade inferior do corpo, pode causar uma queda total no débito cardíaco – diminuição da quantidade de sangue bombeado pelo coração – e na pressão, o que pode provocar arritmias cardíacas, isquemia, hipoxia cerebral, vertigens e até mesmo desmaios e perdas momentâneas de consciência.
Portanto, como sempre digo nas aulas, evite parar de pedalar bruscamente após um momento de muita intensidade na aula. Tente optar por uma recuperação ativa já que desacelerar é tão importante quanto aquecer. Se houver necessidade de ter que sair antes que a aula termine, procure ir desacelerando 05 minutos antes para você evite problemas para sua saúde.
Tomando estes cuidados tenho a certeza de que seus treinos serão muito mais prazerosos trazendo bem-estar e satisfação no exercício.

Um comentário:

  1. Olá Alexandre,
    sinto que depois que comecei a seguir uma alimentação mais saudável tenho obtido resultados mais concretos. Quero saber tbm qual a alimentação mais apropriada antes da malhação, no meu caso spinning?
    Obgada.

    ResponderExcluir